Prefeitura orienta sobre procedimentos para licenciamento de obras em Ilhéus     Código: 1313
 
Postado em: 29/07/2013 - 18:09:57


As licenças são divididas em diversas categorias, que requerem apresentação de documentos conforme a especificidade e previsão em legislação vigente.
 

A Prefeitura Municipal de Ilhéus, por meio da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (Sema), prepara um documento de orientação sobre os procedimentos necessários à liberação de licença para construções no município. Na elaboração do documento estão sendo analisados decretos e leis que regulamentam a liberação de construçõesvoltadas ao uso e ocupação do solo no município.

 As diretrizes urbanísticas para o uso e ocupação do solo, como residências, estabelecimentos comerciais, prédios, indústrias, loteamentos e conjuntos habitacionais são fundamentadas pelas Leis Municipais nº 2047/1980, 2048/1980, 2400/1991 e 3652/2012. Segundo o titular da Sema, Antonio Vieira, o objetivo da administração municipal é criar um documento que oriente sobre as normas e procedimentos a serem adotados, a fim de facilitar o trâmite e a análise dos processos e melhorar a qualidade dos serviços prestados à população.

  São várias as licenças liberadas pela Prefeitura de Ilhéus: aprovação de projetos; desmembramento de áreas; concessão de uso (aforamento); aprovação de loteamentos; licença de funcionamento; licenciamento ambiental; habite-se e diversas autorizações. Para a obtenção dessas licenças, é necessária apresentação de requerimento, acompanhado dos documentos específicos. 

Alguns documentos são comuns a todos os requerentes, como o documento de identidade e do imóvel (escritura, certidão de lançamento, concessão de uso ou outros que comprovem a propriedade do imóvel). Outros são específicos, como os exigidos para aprovação de projetos residenciais e comerciais, licença ambiental para prédios acima de dez unidades imobiliárias, atividades poluentes e, ou, devastadora dos recursos ambientais, e laudo de prevenção de incêndio para projetos com área de construção maior ou igual a750 metros quadrados.

Licença para construção – Para a licença de construção, reforma, cadastramento, regularização de imóveis, desmembramento de lotes,  parcelamento do solo e similares é necessária também a apresentação dos documentos de responsabilidade técnica do autor do projeto e responsável pela obra – Anotação de Responsabilidade Técnica - ART ou RRT (projeto e execução) – além de três vias do projeto ou cadastramento a ser aprovados, devidamente assinados pelo proprietário e responsável técnico, acompanhados do recolhimento da taxa de protocolo.

As licenças para demolição incluem, além do RG do requerente, documento do imóvel e ART ou RRT, a declaração do aproveitamento ou descarte dos resíduos em local legalmente autorizado, a regularidade fiscal do imóvel e do responsável técnico. Nos casos de pequenas reformas, a lista de documentos será complementada com a declaração de que não haverá ampliação e indicação dos serviços que serão executados.

Habite-se –  Para solicitar o alvará de habite-se, o requerente deverá protocolar cópia da escritura do imóvel ou certidão de lançamento; alvará de construção; cópia do projeto (plantas baixas) e laudo técnico expedido pelo Corpo de Bombeiros para prédios, templos religiosos, indústrias, escolas, espaços de uso de reuniões, postos de combustíveis e depósitos de gás GLP.

Os técnicos da Sema ressalvam que outros documentos poderão ser solicitados, conforme a especificidade das licenças e previsão em legislação vigente. Maiores informações podem ser obtidas no setor de Licenciamento de Obras Particulares (LOP), que funciona no Anexo Administrativo da Prefeitura de Ilhéus, localizado à Rua Santos Dumont, s/n, centro, de segunda a sexta feira, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas, ou na sede da Sema, na Rua Florêncio Gomes, nº 149, bairro Cidade Nova, onde funciona o setor de Licenciamento Ambiental.



Postado em: 29/07/2013
 
 
  Cooperativas de agricultura familiar ampliam negócios no Aleluia Ilhéus Festival
 
  Diversidade da música local marcou o terceiro dia do Aleluia Ilhéus Festival
 
  Arte circense, literatura e artesanato predominaram na sexta-feira do Aleluia Ilhéus Festival
 
  Feira de negócios do Aleluia Ilhéus supera expectativas dos expositores
 
  Bahia Pesca fortalece atividade produtiva da região durante Aleluia Festival
 
  Prefeito anuncia espetáculo cênico da Paixão de Cristo no Aleluia Ilhéus de 2015
 
  Mais de 25 mil pessoas compareceram ao primeiro show do Aleluia Ilhéus Festival
 
  Prefeito tranquiliza população e informa atuação da PM no Aleluia Ilhéus Festival
 
  Cooperativas de agricultura familiar exibem produtos no Aleluia Ilhéus Festival
 
  Bahia Pesca promove pleno funcionamento do Terminal Pesqueiro de Ilhéus
 
  Rede de Acolhimento de Ilhéus faz avaliação dos serviços prestados à comunidade
 
  Aleluia Ilhéus Festival fortalece cultura e dinamiza a economia local
 
  Caravana do Meu Padim chega a Ilhéus no feriado de São Jorge
 
  Exército garante segurança nas ruas de Ilhéus
 
  Coordenação do Pontal Criativo homenageia prefeito de Ilhéus
 
  Saúde mantém funcionamento de dois centros de atenção psicossocial
 
  Cras de Olivença elabora diagnóstico participativo com representantes da comunidade
 
  Fábio Jr. é primeira atração nacional do Aleluia Ilhéus Festival
 
  Urbanização do trecho Banco da Vitória-Ilhéus inclui iluminação e recuperação asfáltica
 
  Seminário Florestas de Chocolate abre o Aleluia Ilhéus Festival
 
 
....
 
 
 
HOME  l  NOSSA CIDADE  l  PREFEITO  l  VICE-PREFEITO   l  NOTÍCIAS   l   FALE CONOSCO
© Copyright - Todos os direitos autorais reservados a Prefeitura Municipal de Ilhéus 
Palácio Paranaguá (Praça J.J. Seabra - s/nº CENTRO CEP: 45653-280)