Ilhéus realiza capacitação em manejo clínico das arboviroses para profissionais da saúde
Capacitar os profissionais para reconhecer sinais de alerta, diagnosticar corretamente e tratar adequadamente
Publicado em 16/04/2025 15:05 - Atualizado em 16/04/2025 16:32
Com o objetivo de fortalecer o enfrentamento às arboviroses(dengue, zika e chikungunya) no município, a Prefeitura por meio da Secretaria de Saúde de Ilhéus promove, nesta quarta (16) e quinta-feira (17), uma capacitação voltada ao manejo clínico dessas doenças. A formação é destinada a médicos e enfermeiros que atuam na linha de frente das unidades de saúde, como postos de atendimento, clínicas e unidades de pronto atendimento (UPAs).
De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, Katiussa Nascimento, a ação é essencial para garantir um atendimento mais eficiente e seguro à população. “Nosso maior objetivo é capacitar os profissionais para identificar os sinais e sintomas de alerta, realizar diagnósticos precisos e iniciar o tratamento de forma adequada, evitando o agravamento dos casos, especialmente de dengue. Além disso, estamos reforçando a importância da notificação para traçarmos um perfil epidemiológico e fazermos o bloqueio de forma eficaz”, destacou.
A secretária municipal de Saúde, Sonilda Mello, reforçou a relevância da iniciativa diante do cenário regional. “Temos municípios vizinhos já em situação de epidemia, e Ilhéus está se antecipando para evitar que isso ocorra aqui. Estamos promovendo essa capacitação para todos os médicos e enfermeiros da rede municipal. É fundamental que o primeiro atendimento seja rápido e eficaz, e que a notificação de casos positivos ou suspeitos aconteça imediatamente para que possamos agir nos bairros e evitar mortes. Dengue mata”, alertou.
O coordenador do Núcleo Regional de Saúde Sul da Secretaria de Saúde do Estado, Danilo Amorim destacou a parceria com o município na realização do evento. “A notificação, mesmo em casos suspeitos, é fundamental. Ela permite que possamos identificar onde estão os focos, agir no controle do vetor e garantir o manejo clínico adequado para cada paciente. A capacitação é mais uma estratégia para integrar ações de vigilância e assistência”, pontuou.
Profissionais da rede acompanham nesses dois de capacitação palestras. Eles enfatizaram a importância da qualificação. A médica Natália Silveira ressaltou que capacitações como essa são fundamentais para alinhar condutas entre as equipes. Já a enfermeira Andrea Vivas destacou que essas ações contribuem diretamente para melhorar o cuidado com o paciente e fortalecer a união da equipe em prol da saúde da população.
A ação reforça o compromisso da gestão municipal em preparar seus profissionais para responder de forma eficaz aos desafios impostos pelas arboviroses, especialmente em um momento em que o risco de epidemia é iminente na região.
Por Cátia Gomes / Ascom Sesau
por Saúde