Pontos Turisticos
A Casa de Cultura Jorge Amado é uma dos pontos turísticos mais cobiçados. O palacete que pertenceu à família do escritor foi doado em vida pelo próprio para a prefeitura. A casa, cujo átrio é decorado com azulejos ingleses em alto relevo, abriga museu, auditório e galeria de arte que contam parte da história do escritor. Se tiver sorte, o visitante ainda pode ser contemplado com apresentações artísticas e recitais de poesia.
O Palácio do Paranaguá, atualmente sede da prefeitura, também é um marco arquitetônico e histórico de Ilhéus. Localizado no centro da cidade, a inspiração neoclássica do projeto é baseada no Paço dos Governadores, em Salvador.
No outro lado da praça Rui Barbosa, está o Palacete Misael Tavares que, com suas 70 fazendas de cacau, chegou a ostentar a condição de maior produtor da fruta em todo o mundo. Seu dono, de mesmo nome, era tão rico que mandou pavimentar a rua Antônio Lavigne de Lemos com pedras de cobalto -que até hoje enfeitam o local - para que sua filha não sujasse o vestido de noiva no chão de terra batida.
O Bar Vesúvio é um dos mais antigos estabelecimentos comerciais da cidade e é um dos símbolos de Ilhéus. Palco de muitas intrigas, famoso em todos os continentes através da obra de Jorge Amado, o bar é muito procurado por turistas que chegam à cidade. Além da história que cerca o estabelecimento, comidas como o quibe e a moqueca também fazem sucesso.
O Cine Teatro Ilhéus¸ que fica no quarteirão Jorge Amado, é outra obra que merece ser visitada. Chegou a ser o maior teatro de toda a região Norte e Nordeste, com capacidade para mil espectadores. Depois de um incêndio, teve de ser remodelado e atualmente cabem 475 pessoas no local.
Atrações e Programas
O passeio até as fazendas de Cacau promete contar a história vivida pelos moradores de Ilhéus no início do século passado. A principal delas é a fazenda Primavera, que abriga um museu com mobiliário e documentos que datam da época do Império. Já a Fazenda Renascer ficou nacionalmente conhecida por servir de cenário para as gravações da adaptação do livro “Gabriela, Cravo e Canela”, de Jorge Amado, para a novela da TV Globo.
Em ambas as fazendas, além de presenciar a colheita do fruto e o beneficiamento das amêndoas nas barcaças, o turista ganha uma aula sobre a fabricação de chocolates artesanais com direito a degustação.
A Fábrica de Chocolate, construída em 1985, também rende um passeio histórico e exótico. Erguida nos moldes de um chalé suíço, é a primeira fábrica de chocolate artesanal da região. Uma curiosidade sobre os chocolates produzidos por lá é que as barras mais famosas têm esculturas eróticas em seu formato.
Fazer um passeio até o Rio do Engenho e embarcar em uma canoa ou chalana (embarcação que comporta até cem pessoas) é diversão garantida para o início de tarde. A partida é feita na praça Maramata, no Pontal, com destino ao povoado de Engenho de Santana, onde fica a terceira mais antiga capela rural do Brasil, a capela de Santana, que data de 1537.
Curtir as praias de Ilhéus é programa mais que obrigatório. A praia de Batuba, que fica a 19 quilômetros do Centro, possui a melhor infra-estrutura de todas. Nela está localizado o Batuba Beach, empreendimento que reúne bares, restaurantes, tenda de massagem, lojas de artesanato e áreas de shows.
Canabrava e Tororomba são os pontos preferidos para quem gosta de ver gente bonita. É na divisa das duas praias que trabalha o artista plástico Antonio César Oliveira, que pinta paisagens espetaculares em pequenos azulejos com tinta a óleo conservada com resina automotiva.
A praia Milionários também é outra excelente opção com boa infraestrutura. Vários casarões estão na sua orla, cujo movimento das barracas faz da região um dos points mais procurados para se divertir com amigos e família.
Vida Noturna
A vida noturna em Ilhéus se divide entre a calmaria e o agito. Quem está em busca de paz e sossego vai curtir a tranqüilidade da pousada, hotel ou albergue. Mas quem procura agito vai encontrá-lo nas praias, no centro e em outras regiões da cidade.
A Praia dos Milionários é um dos points mais procurados de Ilhéus. Em sua orla, moradores e turistas se misturam pra curtir a night ao som de música ao vivo que rola nas barracas de praia. A região da Avenida Soares Lopes e da Avenida 2 de Julho também é conhecida por ser movimentada e ter boas opções de lazer, principalmente no verão.
Os barzinhos do centro da cidade, por sua vez, funcionam como um ponto de encontro à noite. Além de se reunir para beber, as pessoas costumam aproveitar a animação nos antigos, e nem tão fora de moda, karaokês e videokês. Há opções de bar que servem deliciosas moquecas de camarão regadas a uma cervejinha gelada, com direito a mesinhas do lado de fora.
No bairro Pontal, a cidade reserva para os turistas os tradicionais os pubs. Neles, a noite de Ilhéus costuma ser embalada com shows de voz e violão, se destacando como o programa favorito de casais que viajam em busca de diversão. Os barzinhos situados à beira do antigo cais também agradam aos turistas, principalmente pela combinação da belíssima vista com o preço camarada cobrado nos estabelecimentos dessa região.